segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os actos de fé em Psicoterapia!


Na minha opinião um acto de fé será acreditar em algo e agir de acordo com essa crença sem a questionar.
Segundo a igreja católica a oração para um acto de fé é a seguinte:
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus Se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença, quero viver e morrer. Ámen.

Agora cabe-me efectuar a definição de psicoterapia, esta poderá ser bastante mais difícil, uma vez que é mais discutida… ao contrário dos dogmas da fé.
Na minha opinião psicoterapia é o processo de evolução cognitiva e emocional que leva ao equilíbrio interno e externo do ser humano. Segundo um velho dicionário de psicologia, a psicoterapia é uma aplicação de técnicas especializadas no tratamento de distúrbios mentais ou de problemas de ajustamento á vida quotidiana.

A questão que se coloca é “será que a terapia deve ser um acto de fé?”
A resposta, na minha opinião, é que não deve ser um acto de fé, porque se o acto de fé engloba a resignação aos dogmas instituídos então deixa de existir espaço para o questionamento de crenças internas e para se questionar a relação terapêutica.
Sem estes pressupostos de disputa de crenças, o processo evolutivo do ser humano fica sem o meio de construir hipóteses alternativas ao seu modo de pensar e agir actual. Ou seja, o encurralamento é inevitável. Com tudo o que isso implica!
Deste modo, o questionar das crenças do indivíduo, uma ferramenta tão usada por psicólogos cognitivos, é a antítese do acto de fé!
O movimento de questionar crenças e atitudes, também pode surgir no sentido do paciente interpelar o terapeuta acerca do processo que está a decorrer… ninguém deve estar dispensado de ser questionado, nem Deus, nem tão pouco os terapeutas. Aliás quando alguns pacientes o fazem é porque o processo está a decorrer muito bem!

A minha sugestão será sempre: questionem-se… mas por favor encontrem repostas!
Senão mais vale num acto de fé, e acreditar que tudo vai correr bem, sem nada fazer para que isso aconteça!

Sem comentários:

Enviar um comentário