segunda-feira, 4 de maio de 2009

Crise


David Zimerman explica…

O termo crise surge com frequência no jargão psicanalítico para referir tanto os momentos culminantes na vida durante as várias fases evolutivas do indivíduo (por exemplo a crise da adolescência, ou da velhice, etc.) como também situações existenciais (crise de um casamento, crise financeira, crise de uma instituição, de uma situação de análise, etc.).
O vocábulo “crise” deriva do grego krinen que significa separar, decidir. Assim um processo de crise terá um destes dois destinos: 1. A situação em crise pode deteriorar-se progressivamente até à extinção; 2. A curto ou longo prazo, haverá uma modificação importante, a qual pode representar um crescimento muito saudável e de progresso notório, sendo no entanto quase sempre dolorosa.
O psicoterapeuta (ou analista) deve ter plenas condições para enfrentar eventuais crises do paciente, porquanto estas estão com bastante probabilidade a representar um significativo momento de importantes mudanças no psiquismo do paciente. Em suma, uma crise pode, de facto, estar a significar “o começo de um fim”; mas também entretanto pode estar a representar “o começo de um novo começo”, com uma nova proposta em relação àquela anterior à crise.

1 comentário:

  1. Parece-me que a intervenção da clínica psicanalítica vive de mãos dadas com a crise. O paciente/cliente procura-nos porque se sente de alguma forma em crise e resiste (por vezes de forma bloqueadora) a gerar crises noutras áreas da sua personalidade. As micro-crises estão, muitas vezes se não sempre, na base das mudanças obtidas em terapia, é superando e transformando a crise que o paciente se reorganiza, por vezes, num patamar superior.
    Acho que também é importante olharmos para os momentos em que a própria analise entra em crise – impasse analítico, períodos de maior agressão paciente/analista, etc. e para a crise que é vivida em termos contratransferencias pelo analista quando o paciente aparenta uma ausência quase absoluta de crise.

    Ana Almeida - Psicanalista

    ResponderEliminar