segunda-feira, 27 de julho de 2009

Malos Habitos de Simon Bróss


Um filme bem interessante que fala de diferentes relações patológicas com a comida. A relação da freira sustentada numa lógica de pensamento mágico. A relação com a comida é uma relação de sacrifício que no pensamento mágico origina “milagres” de cura. Ao comer alimentos repulsivos, demasiado salgados, azedos, estragados está a consumar um sacrifício que se irá traduzir na salvação da tia doente, como na sua infância rezar quando o pai se engasgava quase até à morte, lhe fez criar a ilusão de que a sua reza tinha tido o poder de salvar o pai da morte eminente. É, no fundo, uma relação obsessiva em que a comida é um mero mediador do efeito mágico. Da relação sado-masoquista com a comida em que come alimentos deteriorados ou demasiado condimentados, passa à restrição alimentar que mantém a dominante sacrificial.

A anorexia da mãe traduz-se numa tirania perante a filha gorduchinha controlando-lhe a comida e exigindo-lhe exercício físico demasiado frequente que pratica em si propria, revelando a insuportabilidade de uma relação de prazer com a comida e a obsessão pelo controlo. O marido incapaz de se relacionar sexualmente com o corpo demasiado magro da mulher envolve-se com uma rapariga que gosta de comer e de sexo.

A tensão interior dos personagens intensifica-se e rompe-se o ciclo destrutivo com a morte ou a aproximação à possibilidade de homicídio/suicido. É um filme que exprime a força destrutiva das dinâmicas obsessivas centradas nas relações com o corpo e o poder (enquanto antídoto da impotência).

1 comentário:

  1. Boa tarde. Desde já, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se a Ana Almeida se chama Ana Borges de Almeida. Cumprimentos.

    ResponderEliminar