segunda-feira, 8 de junho de 2009


Ainda sobre o Trauma…


Na minha opinião, a noção de Trauma psíquico está intimamente ligada à própria génese da ciência psicanalítica pois, como sabemos, uma das primeiras conclusões de Freud no seu estudo das conversões histéricas foi que a causa dos sintomas seria o Trauma infantil.
Em terapia podemos observar/inferir que nas bases etiológicas das neuroses e psicoses estão sinais de experiências traumáticas infantis vividas num momento em que é impossível para a mente da criança integrar as emoções e significações dessas mesmas experiências. Serão estas experiências, que deixam uma ferida (psíquica) mal cicatrizada (o termo trauma de origem grega significa ferida), a “fonte” de angústias, ansiedades, sintomas, etc.
O trabalho psicanalítico, através da interpretação servirá, então, para abrir um caminho para que a experiência traumática infantil seja abordada de uma forma reintegrativa, elaborada e controlada através da linguagem. Deste modo o Trauma pode deixar de ser uma fonte de sintomas e as angústias e ansiedades inexplicáveis podem tornar-se um registo simbólico do passado.

PS: Uma empresa farmacêutica multinacional que está a tentar encontrar uma terapêutica para o stress pós traumático de guerra anunciou que está prestes a terminar o desenvolvimento de um medicamento que apaga a memória de acontecimentos traumáticos.

Será este o caminho certo? Eu, num registo um pouco pessimista e paranóico, não consigo deixar de me assustar com o rumo que estas coisas podem tomar…

Sem comentários:

Enviar um comentário